Deprecated: Array and string offset access syntax with curly braces is deprecated in /home/curso/public_html/administrator/components/com_widgetkit/classes/OAuth.php on line 110

Deprecated: Array and string offset access syntax with curly braces is deprecated in /home/curso/public_html/administrator/components/com_widgetkit/classes/OAuth.php on line 110
Apenas 5% dos Brasileiros sabem falar Inglês
×

Aviso

JFtp::login: Unable to login
JFTP: :mkdir: Bad response.
JFTP: :chmod: Bad response.
JFTP: :write: Não é possível usar o modo passivo

Apenas 5% dos Brasileiros sabem falar Inglês

 

De acordo com um levantamento feito pelo British Concil, apenas 5% da população sabe falar inglês. Devemos lembrar que estamos em épocas de pré-eventos esportivos, e que os olhos do mundo todo começam a se voltar cada vez mais para o Brasil, por isso não basta dominar o básico, isto não é um diferencial no mercado de trabalho, é necessário ter fluência, e a falta de fluência na língua inglesa representa risco de perda de oportunidades, para profissionais e para as empresas em nosso país.

O inglês, hoje, é um elemento econômico, que te coloca numa posição diferenciada.

Para piorar, muitas vezes o brasileiro exagera em suas qualificações linguísticas no currículo. Um estudo de um site de colocação profissional com feito com 37.389 candidatos em 12 estados mostrou que 51% informam ter inglês avançado ou fluente para escrita e leitura. Porém, destes, ficou provado, após teste de proficiência, que somente 36% podem ser considerados avançados ou fluentes.

E nem mesmo os funcionários de multinacionais se destacam quando o assunto é fluência na língua estrangeira. Em pesquisa realizada com 108 mil empregados de multinacionais em 76 países o Brasil ocupou o 67º lugar.

casos de pessoas que gerenciam multinacionais no Brasil que não conseguem boa colocação fora de nosso país por não ter o inglês afiado o suficiente.

E dentro do país, ainda empresas que contratam pessoas que falam melhor inglês e não os mais qualificados, devido a necessidade da comunicação na língua universal.

Profissionais sem habilidades com o idioma correm mais riscos de perder posições nos segmentos de petróleo e gás, naval e industrial, de marketing, TI e finanças.

A deficiência do ensino da língua inglesa nas escolas públicas é alarmante. O fato de ser colocado como um conteúdo secundário, acaba por colocar o idioma em desigualdade com as outras matérias, promovendo a falta de interesse entre os alunos. uma correlação direta entre a estrutura do ensino médio e a política educacional do país com os resultados obtidos nos levantamentos realizados do país.

Isso faz com que as pessoas recorram a cursos de inglês on line e também presenciais, para que possa ser acelerado o processo de aprendizagem tão necessário em nosso país. No último ano, o número de jovens profissionais e de funcionários corporativos que procuraram um curso de inglês para fazer, cresceu muito, reforçando a importancia de dominar o idioma. O inglês hoje não é mais um diferencial, é obrigatório. É uma deficiência histórica que hoje tem necessidade urgente de resolução.

O problema, também, é que o modelo brasileiro de ensino de inglês é baseado apenas na leitura, quando deveria levar em consideração também as habilidades de escuta, escrita e fala, conforme ressalta o British Council. A instituição, inclusive, firmou parceria com o governo federal para ensinar inglês aos participantes do programa de bolsas no exterior Ciência sem Fronteiras.

O programa expôs essa realidade: a formação em língua estrangeira precisa ser revista porque isso reflete, também, na produção acadêmica brasileiradestaca Claudio Anjos, diretor de Exames e Educação do British Concil.

Cuidado ao Mentir no currículo

Uma vez fui abordada com a seguinte situação: "Uma moça me procurou dizendo que precisava estudar inglês, de forma intensiva, o que chamamos aluno VIP. E que precisava aprender ingles em menos de 6 meses. Assustada, eu disse que não haveria essa possibilidade e questionei a ela qual a razão de  precisar de tanto resultado em tão curto espaço de tempo. A resposta me surpreendeu ainda mais, ela havia mentido no currículo, havia afirmado ter ingles, e como a impresa era uma multinacional, este deveria ser fluente."

Uma situação impossível de ser solucionada. o candidato nunca deve colocar no currículo que tem mais habilidade em inglês do que realmente possui, pois em dado momento a empresa vai descobrir isso, seja na entrevista ou em alguma ocasião posterior. E o profissional poderá ficar com a imagem manchada.

Mas o que impede que os profissionais invistam em um curso de inglêsSeria a falta de tempo? Falta de condições financeiras? Ou medo de retornar para a sala de aula depois de anos de carreira?

muitos cursos presenciais disponíveis, e ainda ferramentas gratuitas na internet como o: www.inglescurso.net que oferece cursos gratuitos de inglês, bem como dicas para aprender e aperfeiçoar o idioma.

Também por isso, algumas empresas começam a exigir dos candidatos e funcionários que apresentem certificado internacional de fluência. Isso garante a qualidade e pode ser aferido em qualquer lugar do mundo.De qualquer forma, a prática é essencial, pois quando o idioma não é praticado, o mesmo fica esquecido, ou com falhas, principalmente erros gramaticais e fluência debilitada.

Por: Milena Queiróz Gonçalves Santos

Coordenador Pedagógica

www.inglescurso.net

www.e-profissionalizando.com