Deprecated: Array and string offset access syntax with curly braces is deprecated in /home/curso/public_html/administrator/components/com_widgetkit/classes/OAuth.php on line 110

Deprecated: Array and string offset access syntax with curly braces is deprecated in /home/curso/public_html/administrator/components/com_widgetkit/classes/OAuth.php on line 110
Londres: Metrô, Õnibus, Taxi, Dirigindo, Caminhando
×

Aviso

JFtp::login: Unable to login
JFTP: :mkdir: Bad response.
JFTP: :chmod: Bad response.
JFTP: :write: Não é possível usar o modo passivo

Como se Locomover em Londres

Metrô de Londres

O melhor meio de locomoção na cidade. Foi um dos primeiro sistemas de metrô do mundo. As estações não são modernas, os carros não são amplos, mas o que é importante é que funciona, tem uma pontualidade ótima e atende toda a cidade e subúrbios. Certa vez compramos um passe de sete dias e durante este período aconteceu uma greve de 24 horas. No dia seguinte fomos até um guichê do metrô, apresentamos nossos passes, e como durante as 24 horas de greve tínhamos ficamos impossibilitados de usar o transporte, solicitamos ressarcimento pelo dia de greve. Algum tempo depois depois recebemos o reembolso correspondente a 1/7 do valor que tínhamos pago, como ressarcimento pelo dia em que o metrô esteve em greve. E junto veio um pedido de desculpas pelo incômodo.

O nome oficial do metrô em Londres é Underground, mas todos se referem a ele como The Tube, pois o formato dos túneis lembra um túnel, ou tubo.  No metrô londrino as linhas não tem números, como na maioria das outras cidades, e sim nomes: Linha Bakerloo, Central, Circle, Northern, Picadilly, District etc, cada uma representada por uma cor diferente. Vale a pena comprar um passe para vários dias, pois para vários deslocamentos é mais econômico que comprar bilhetes individuais para cada viagem.

O metrô de Londres divide a cidade em zonas concêntricas numeradas de 1 (a mais central) à 6 (a mais externa), e ao comprar o passe lhe perguntarão para quais zonas você quer o bilhete. A maior parte das atrações na cidade está nas zonas 1 e 2, por isso um passe para estas duas partes da cidade é suficiente para ir a quase todos lugares. compre para as zonas mais externas se você realmente pretende ir até . Guarde seu bilhete até sair do metrô, pois também é necessário inserir o ticket na roleta na hora de sair da estação.

Site oficial do metrô de Londres: London Underground
    
Ônibus em Londres
      Mais do que simplesmente um meio de transporte, os tradicionais ônibus vermelhos de dois andares estão entre as melhores atrações turísticas de Londres, e mesmo que você não precise, não deve deixar deixar de fazer ao menos uma viagem num deles. Os ônibus não tem trocadores nem roletas, e passageiros devem estar de posse do bilhete antes de embarcar. Estes bilhetes são os mesmo usados para andar de metrô, o que torna ainda mais vantajoso possuir um passe para vários dias. De posse de um destes passes magnéticos, você simplesmente o aproxima da leitora ao embarcar, ouve um bip e pronto, sua viagem está liberada. Pode-se usá-los a vontade, quantas vezes quiser por dia, dentro do período de validade..

O transporte de ônibus serve como complemento da rede de metrô, e as rotas não são muito longas. Todos os pontos da cidade tem mapas, identificando as linhas que servem àquele local e os respectivos horários. Diversos pontos de ônibus tem também painéis eletrônicos, informando qual será o próximo ônibus a chegar, à qual linha ele pertence e o tempo estimado para chegar àquele ponto. Para turistas os mapas de rotas e horários existentes nos pontos podem à primeira vista parecer um pouco confusos, mas nossa sugestão é que você dedique alguns minutos para interpretar e compreender aquelas informações e depois verá que na verdade são fáceis de entender e, principalmente, muito úteis.

Site do sistema de transportes urbanos de Londres, com informações sobre rotas, horários e mapas de linhas: Transport for London.

Mapas diversos sobre as rotas de ônibus na cidade podem ser obtidos em Bus Route Maps.

Os cartões pré-pagos para andar nos ônibus e metrôs são fornecidos pela Oyster, e podem ser comprados em diversos pontos da cidade, como bares, pubs ou algumas bancas de revistas. Se não conseguir encontrar informe-se na portaria de seu hotel qual o local mais próximo onde você poderá comprar um Oyster Card. Ao terminar a vigência de seu fora seu cartão não o jogue fora, basta levá-lo a qualquer destes locais credenciados e adquirir mais créditos.
Táxis em Londres
      Os táxis de Londres (conhecidos como Hackney carriage), quase todos de cor preta, dão a impressão de pertencer a alguma época do passado. O modelo mais comum pelas ruas é o Austin FX4. Para pegar um taxi basta estender a mão e fazer o sinal, como estamos acostumados. Ao entrar num deles, no entanto, constata-se que a impressão de pertencer ao passado é apenas externa, pois são extremamente confortáveis e silenciosos.

Passageiros viajam no banco de trás e bagagens devem ser colocadas no espaçoso trecho situado entre as pernas dos passageiros e o encosto do banco da frente. O compartimento do motorista é separado da parte traseira por um vidro. Além do tradicional modelo preto também são vistos pela cidade táxis pintados com cores fortes enquanto outro lembram folhas de jornal. Embora o modelo Austin FX4 ainda seja o mais popular, nos últimos anos outros modelos vem se impondo nas ruas, com destaque para o TX1.

Para ser motorista de um taxi em Londres é necessário enfrentar um rigoroso e extenso programa de treinamento, não somente sob os aspectos técnico e mecânico, mas também de capacitação psicológica e conhecimentos gerais. Motoristas tem por obrigação conhecer todas as ruas da cidade, seus principais pontos turísticos e a história de Londres. Após serem aprovados no curso de capacitação e receberem autorização para dirigir, seu desempenho continua sendo acompanhado por dois anos, sendo que durante este período não podem cometer nenhuma falta ou infração. Somente após serem aprovados neste período recebem a autorização definitiva para dirigir um taxi.

Para um grupo de três pessoas, uma corrida de média distância num destes táxis pode sair mais barata que uma viagem de ônibus.
Dirigindo em Londres

Não vale a pena alugar um carro somente para dirigir em Londres, pois o trânsito da cidade é quase sempre lento e intenso. Além do mais, como forma de desestimular o uso de automóveis no centro, a prefeitura cobra de cada veículo uma taxa diária, conhecida como London Congestion Charge, cara até mesmo para os padrões locais. O uso de automóveis na Inglaterra só vale a pena se você pretende sair de Londres, viajar para outras cidades ou conhecer o interior do país.

Ao dirigir lembre que a mão é invertida nas ruas e estradas da Inglaterra, o que quase todo mundo costuma estranhar de início. Mas não se preocupe demais com a mão inglesa. É verdade que da primeira vez que dirigimos por não nos sentimos muito a vontade naquelas ruas e estradas de mão invertida, e por isso todo cuidado e atenção é recomendável. No segundo dia ao volante estávamos bem mais a vontade, e no terceiro dia era como se tivéssemos dirigido a vida toda. Ajuda muito o fato de tanto o transito como os motoristas serem de uma civilidade e educação notáveis. Além da perfeita sinalização de ruas, estradas e desvios, os britânicos tem o hábito de demarcar no próprio asfalto das cidades indicações precisas de qual pista você deve seguir para ir para tal lugar. Desta forma, atravessamos diversas cidades sem qualquer dificuldade, bastando seguir a trilha pintada no chão.

Quem pretende alugar um carro no Reino Unido deve optar por um carro com com câmbio automático, pois assim não precisará passar as marchas com a mão esquerda, o que com certeza vai tornar as coisas mais fáceis.
Caminhando em Londres
      Pedestres vão perceber que em quase todas esquinas da cidade existem pintadas nas ruas as expressões Look Right e Look Left. Elas tem por objetivo lembrar aos turistas, pouco acostumados com a mão inglesa, a direção em que devem olhar ao atravessar as ruas. Pode parecer desnecessário, mas freqüentemente em cruzamentos com várias vias, turistas ficam desorientados e sem noção de onde vem o trânsito, e estes lembretes pintados no chão ajudam a evitar acidentes.

Para quem vem de outras cidades onde o trânsito infelizmente é selvagem a educação dos motoristas locais pode surpreender. Por exemplo, se um pedestre chegar a uma faixa zebrada de travessia e parar em frente a esta faixa, o motorista que estiver se aproximando irá parar o carro, e esperar que o pedestre atravesse a rua, para somente então prosseguir. Em diversos cruzamentos não existem sinais de trânsito, somente um globo de vidro iluminado. Isto é um aviso que naquele ponto pedestres tem preferência sobre automóveis e assim que você chegar na beira da calçada e olhar na direção do trânsito verá que os carro param e esperam você atravessar.