Técnicas de leitura de material científico


Existem diferentes estilos de leituras para diferentes situações. Páginas na Internet, romances, livros textos, manuais, revistas, jornais e correspondência são alguns dos itens lidos por pessoas todos os dias. Leitores eficientes e efetivos aprendem a usar muitos estilos de leitura para diferentes propósitos. Por exemplo, você pode ler por prazer, para obter informações ou para completar uma tarefa. A técnica escolhida irá depender do objetivo da leitura. Scanning, skimming, e leituras críticas são diferentes estilos de leituras Se você está procurando por informação, deve-se usar a scanning para uma palavra específica. Se você está explorando ou revendo um documento deve-se usar a skimming. Para obter uma informação detalhada, deve-se usar uma técnica como a SQ3R. Deve-se ajustar a velocidade de leitura e técnica de acordo com o propósito da leitura.

A compreensão do texto lido depende: da capacidade do leitor em relacionar idéias, estabelecer referências, fazer inferências ou deduções lógicas, identificar palavras que sinalizam idéias, além da percepção de elementos que colaborem na compreensão de palavras, como os prefixos e sufixos e não simplesmente, como muitos acreditam, o conhecimento de vocabulário, ou seja, só o conhecimento de vocabulário é insuficiente para compreender um texto.

Como a leitura é um processo, para ler de forma mais ativa, rápida e, desse modo, mais efetiva, procure:

quebrar o hábito de ler palavra por palavra
usar seu prévio conhecimento sobre o assunto
dominar as estratégias que fortalecerão este processo
prestar atenção ao contesto em que o texto está colocado
fortalecer as estruturas gramaticais que sustentam a formulação das idéias apresentadas.
Prevendo o conteúdo de um texto

É a primeira coisa a fazer antes de começar a leitura do texto. É possível, muitas vezes, antecipar ou prever o conteúdo de um texto, através do titulo, de um subtítulo, gráfico ou figura incluídos. O titulo, quando bem escolhido, identifica o assunto do texto. Leia abaixo o título e subtítulo de um artigo na seção “Sociedade & As artes” da revista Newsweek, de 8 de maio de 2000.

Titulo: Tate no topo
Subtítulo: Londres possui um novo museu, moderno, com novas galerias e artistas mundiais famosos, localizado em um imenso prédio de uma antiga usina elétrica. Isto é suficiente para desafiar a cidade de New York como a cidade número um em artes?

Pelo titulo e subtítulo, o leitor pode prever que o artigo vai falar sobre a “nova” Tate Gallery of Modern Art em Londres, que vive um momento de grande efervescência artística, chegando-se a perguntar se Londres estaria pronta a desafiar New York como a cidade número um das artes.

Técnica de leitura - Scanning (habilidade de leitura em alta velocidade)

É uma habilidade que ajuda o leitor a obter informação de um texto sem ler cada palavra. É uma rápida visualização do texto como um scanner faz quando, rapidamente, lê a informação contida naquele espaço. Scanning envolve mover os olhos de cima para baixo na página, procurando palavras chaves, frases especificas ou idéias. Quando scanning procure verificar se o autor fez uso de organizadores no texto, como: números, letras, passos ou as palavras primeiro, segundo, próximas. Procure por palavras em negrito, itálico, tamanhos de fontes ou cores diferentes. O processo de scanning é muito útil para encontrar informações específicas de, por exemplo, um número de telefone numa lista, uma palavra num dicionário, uma data de nascimento, ou de falecimento numa biografia, um endereço ou a fonte para a resposta de uma determinada pergunta sua. Após scannear o documento, você deve usar a técnica de skimming.

Técnica de leitura - Skimming

O processo de skimming permite ao leitor identificar rapidamente a idéia principal ou o sentido geral do texto. O uso do skimming é freqüente quando a pessoa tem muito material para ler em pouco tempo. Geralmente a leitura no skimming é realizada com a velocidade de três a quatro vezes maior que a leitura normal. Diferentemente do scanning, skimming é mais abrangente; exige conhecimento de organização de texto, a percepção de dicas de vocabulário, habilidade para inferir idéias e outras habilidades de leitura mais avançadas.

Existem muitas estratégias que podem ser usadas quando skimming. Algumas pessoas lêem o primeiro e o último parágrafo usando títulos, sumários e outros organizadores na medida que lêem a página ou a tela do monitor. Você pode ler o titulo, subtítulo, cabeçalhos, e ilustrações. Considere ler somente a primeira sentença de cada parágrafo. Esta técnica é útil quando você está procurando uma informação especifica em vez de ler para compreender. Skimming funciona bem para achar datas, nomes, lugares e para revisar figuras e tabelas. Use skimming para encontrar a idéia principal do texto Use skimming para ver se um artigo pode ser de interesse em sua pesquisa.

Muitas pessoas consideram scanning e skimming como técnicas de pesquisa do que estratégias de leitura. Entretanto quando é necessário ler um qrande volume de informação, elas são muito práticas, como exemplo durante a procura de uma informação específica, de dicas, ou ao revisar informações. Assim, scanning e skimming auxiliam-no na definição de material que será lido ou descartado.

Tópico

É o assunto do texto, sobre o que o texto fala. O tópico é expresso por uma palavra ou por um grupo de palavras, mas não por uma sentença. Leia o seguinte texto: Não jogue fora os tênis Nike usados, eles podem ser peças de museus. O museu de arte moderna de São Francisco está montando uma exibição para homenagear calçados feitos com alta tecnologia e que estão substituindo o tênis simples utilizado fora e dentro dos campos esportivos. Dentre os 150 pares em “Design do pé: calçados atléticos de 1995 a 2000” encontram calçados com design feitos por computador e produzidos por companhias como Adidas, Nike, Puma e contendo design da alta moda como Gucci, Prada e Tommy Hillfiger. TIME – August 7, 2000. O tópico do parágrafo acima será “Homenagem aos calçados feitos com alta tecnologia no Museu de Arte Moderna de São Francisco”.

Idéia principal (Main Idea)

Deve ser encontrada como resposta à seguinte pergunta: Qual é o ponto central que o autor quer mostrar? A idéia principal é a tese do autor, a qual ele vai demonstrar com alguns detalhes de apoio à sua idéia (supporting details), os quais podem ser expressos em forma de exemplo, uma estória, estatísticas, etc. A ‘idéia principal’, diferentemente do tópico deve ser formulada através de uma sentença completa.

Leia o seguinte texto: De acordo com os cientistas que estudam o envelhecimento existem muitas coisas que as pessoas podem fazer para permanecerem saudáveis quando idosas. Eles acreditam ser essencial que os idosos realizem desafios físicos e mentais. Além disso, eles recomendam que os idosos sigam uma dieta balanceada e um programa de exercícios físicos enquanto viverem. Os cientistas alertam ainda aos fumantes inveterados sobre os perigos do fumo.

A idéia principal do texto acima será “De acordo com os cientistas, saúde em idade avançada pode se alcançada sob diferentes formas”. Para sustentar essa idéia, o autor dá exemplos: seguir uma dieta balanceada, exercitar-se e não fumar.

Inferência

Inferir idéias de um parágrafo ou texto significa tirar conclusões lógicas, apoiando-as em evidências no texto, lendo “entre as linhas”. A inferência não pode ser uma afirmação claramente mencionada no texto. A inferência é uma idéia implícita que deverá ter sustentação nas idéias apresentadas.

Leia o seguinte texto: Voluntariar é uma boa forma de conhecer outro país sem pagar por hotéis caros ou taxas. Como pode uma pessoa ir para outro país desta forma? Uma possibilidade é viajar como mensageiro. Mediante o pagamento de uma pequena taxa uma pessoa pode integrar-se a uma associação que envia mensalmente mensageiros para outros paises. O passageiro aceita tornar-se um mensageiro, ou seja, ele irá carregar materiais para uma companhia em sua bagagem e pode então receber grandes descontos em sua passagem. Pessoas que gostam de viagem por mar podem tentar também viajar em navios cargueiros. Embora eles transportem cargas de um país para outro, a maioria também transporta de oito a doze passageiros.

A partir do texto dado, infere-se que “o preço da passagem pode ser o principal obstáculo para muitas pessoas viajar”. Outro exemplo: No pára-choque de um carro têm-se vários adesivos que informam, “I freio para animais”, “Salve as baleias”, e “Você já agradeceu uma planta verde hoje?”.Você pode inferir que o motorista apóia movimentos a favor do meio ambiente.

Técnica de leitura - SQ3R

Esta técnica é utilizada para obter uma informação detalhada. A sigla SQ3R é um acrônimo de Survey, Question, Read, Recall/Recite, Review.

Examinar (Survey)

Antes de ler o assunto, observe o título, cabeçalho, subtítulo, legendas abaixo de figuras, ilustrações, o primeiro e último parágrafo do assunto, sumário e faça uma previsão do material a ser estudado scanning o texto rapidamente para descobrir a idéia central do autor. A partir de sua previsão, pense no quadro geral e no objetivo do que você está preste a estudar.

Perguntas (Questions)

Pergunte a você: O que sei sobre este assunto? O que preciso aprender em termos de: O que, por que, como, quando, quem e/ou onde para dar suporte a idéia ou assunto central. Escreva estas questões nas margens do seu livro ou de seu caderno de anotações.

Leia (Read)

Leia especificamente para responder aquelas perguntas. A maioria dos parágrafos contém uma ou mais idéias principais para dar suporte a aquele assunto central. Localize e marque-as. Faça anotações nas margens sobre os pontos chaves. Preste atenção especial às palavras em negrito ou em itálico e em tabelas e figuras. Estas últimas podem explicar melhor o assunto do que o texto.

Recorde/recite (Recall/Recite)

Pare periodicamente a cada 15 minutos para recordar em suas próprias palavras um resumo do que você leu: quais são as idéias ou conceitos importantes e como o texto, exemplos, gráficos, mapas ou ilustração dão suporte a elas. Escreva em caderno o máximo que você possa recordar sobre o que você leu e aprendeu. Cada mini-revisão é uma parte do conhecimento e uma forma de reforçar o assunto na memória.

Use o método de recitar que melhor se adapte ao seu estilo particular de aprendizado, mas lembre que quanto mais sentidos você utilizar mais você irá lembrar o que leu. Reforço triplo no aprendizado: vendo, dizendo e ouvindo. Reforço quádruplo no aprendizado: vendo, dizendo, ouvindo e escrevendo.

Revise (Review)

Você respondeu suas questões, entendeu o novo material e alcançou o seu objetivo? Releia as partes difíceis, trabalhe mais alguns problemas. Recordar e revisar o mesmo material várias vezes por vários dias é a melhor forma de absorver e relembrar o assunto.

Veja um esquema diário para relembrar um assunto:

Primeiro dia. Após ler e recordar o capítulo escreva questões para aqueles pontos que você marcou ou anotou.
Segundo dia. Reveja o texto para reavivar os pontos importantes. Procure responder as questões e responda oralmente ou por escrito. Para os pontos com dificuldade faça cartões de memória.
Terceiro, quarto e quinto dias. Alterne entre os cartões de memória, anotações, e teste você mesmo (oralmente ou escrevendo) sobre as questões formuladas.
Fim de semana. Faça uma tabela de conteúdo. Liste todos os tópicos e subtópicos que você precisa saber sobre o capitulo. A partir desta tabela faça uma folha de estudo e um mapa espacial. Repita a informação oralmente em suas próprias palavras colocando a folha de estudo junto com o mapa. Após consolidar a informação revise a folha de estudo e mapa antes de fazer a prova.
Referências

LAMB., A., JOHNSON, L. (2001). The Topic: Skimming and Scanning. http://42explore.com/skim.htm ,consultado em 02/2004.

ROBINSON, F. P. Effective study (4th ed.), Harper & Row, New York, NY, 1970.